Ponte sobre o Rio das Antas

A Ponte Ernesto Dornelles é uma ponte em arco sobre o Rio das Antas, entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. É informalmente conhecida também como Ponte do Rio das Antas ou Ponte dos Arcos. Ela marca a divisa entre os Municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves e têm uma importância fundamental para a região, pois, constitui uma das principais vias de acesso ao Porto de Itajaí sendo responsável pelo escoamento de significativa parcela dos produtos de exportação e importação tanto do estado do Rio Grande do Sul como de Santa Catarina.

A ponte não possui pilares apoiados no leito do rio. A estrutura de sustentação em concreto armado é formada por dois arcos paralelos, com um vão livre de 186 metros de extensão entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. A pista passa por entre os arcos, com uma extensão total de 227 metros. A referida OAE foi inaugurada em 1952 e constitui um marco na engenharia nacional, pois, à época representava o segundo maior vão do mundo e, considerando as Pontes em arco com tabuleiro intermediário, a maior do mundo.

A Jatobeton Engenharia foi a empresa contratada para a execução dos serviços de Reabilitação da Ponte Ernesto Dornelles, que consistes na sua recuperação estrutural e adequação para as novas cargas móveis que atuam sobre ela.